sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Poema de uma noite de verão - Fatima Dannemann

            

                  Fatima Dannemann

                  Lua...
                  Brisa quente...
                  Mar tranquilo
                  Salta uma cerveja gelada com urgencia
                  e eu penso na vida
                  olho para o horizonte e penso:
                  o que será que existe alem do arco-iris
                  (e isso já deu música
                  como o titulo desse poema é
                  propositadamente inspirado
                  numa peça antiga).
                  Lua cheia...
                  ah, lua cheia...
                  bom de apenas sentar no gramado
                  olhar pro céu e contemplar as estrelas.
                  mas eu quero mais que isso
                  e ando por ai de carro
                  o que já é suficientemente perigoso,
                  e eu não corro o risco de tropeçar
                  nas calçadas esburacadas
                  que a prefeitura nunca manda consertar...
                  (e isso não é nada poético
                  mas faz de conta que a vida
                  cometeu operação ilegal,
                  será fechada
                  e precisa ser reiniciada logo a seguir)
                  E eu lembro
                  que o garçom me (des)atendeu
                  não trouxe minha cerveja
                  e aliás eu prefiro uma vodka
                  - me traz uma roska de qualquer fruta
                  estamos conversados
                  e ninguem fala mais nisso...
                  Lua cheia, lua nova,
                  nem sei qual a fase da lua.
                  Noite de esbá, noite de cantar para a deusa
                  noite de dançar em ritual secreto
                  e eu ouço Nusrat cantando um cântico sufi
                  lembro das vitimas das intempéries na Asia
                  lembro das vitimas de todas as intemperies
                  e rezo pelas vítimas da eterna seca
                  que só vêem a cor de uma água:
                  o marrom da terra sem plantas
                  e sem comida...
                  (mas isso já deu filme
                  e não se fala mais nisso)
                  Lua,
                  eu ouço Nusrat
                  e penso no dia...
                  Surya, o sol que me traz seus raios todas as manhãs...
                  Abençoe minha noite
                  abençoe todas as noites
                  sagradas e profanas.
                  (e este é apenas um poema
                  escrito numa noite de verão)

                

Nenhum comentário: